Carregando...

Pares Díspares

A exposição Pares Díspares reúne 30 fotografias de autoria de Giovanna Nucci, apresentadas em 15 pares compostos por uma imagem do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.

Por meio delas, a fotógrafa, com rara sensibilidade, problematiza os conceitos de identidade, diversidade e território, ao mesmo tempo que destaca ícones da paisagem urbana das duas metrópoles brasileiras.

O processo criativo da série teve início há anos, quando Giovanna colocou, lado a lado, fotografias de um detalhe da escultura do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, criação do engenheiro Heitor da Silva Costa e colaboradores, e a de uma figura do Monumento às Bandeiras, do escultor modernista Victor Brecheret, cartões-postais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A fotógrafa optou, desde o início, pelas imagens em preto e branco, conferindo à série uma potente carga expressiva. Assim como o cineasta Wim Wenders, Giovanna acredita que o preto-e-branco revela a essência das pessoas e das coisas e corresponde às “cores” da alma.

A referência ao cineasta alemão não é fortuita. As fotografias do par mencionado, Cristo e Cristão, dialogam intensamente com a poética da imagem do anjo e da deusa, nas alturas da Coluna da Vitória, em Berlim, no filme Tão longe, tão perto, de Wenders.

Tão longe e tão perto. Essa também é a mensagem que essas fotografias de Giovanna Nucci nos passam: Rio de Janeiro e São Paulo, tão diferentes, tão iguais, assim como nós. Maçã de outra árvore, mas maçã. Vinho de outra pipa, mas vinho. Outro cantar, mas canto. Diferentes, porém iguais.

Enock Sacramento
Curador

Disparate Pairs

This exhibition brings together 30 photographs by Giovanna Nucci. The photographs are displayed in fifteen pairs formed by one image of Rio de Janeiro and another of São Paulo.

With uncommon sensitivity, the photographer problematizes the concepts of identiiy, diversity and territories whilst highlightings the icons of the two Brazilian metropolises' urban landscape.

The creative process of the present series began years ago. Giovanna placed, side by side, photographs containing a particular aspect of the statue of Christ the Redeemer in Rio de Janeiro, a joint creation by Heitor da Silva Costa and other collaborators, and the image of the Monument to the Bandeiras by the modernist sculptor Victor Brecheret. Both are postcards of Rio de Janeiro and São Paulo cities.

Since the beginning, the photographer had chosen black and white images, which provided the series with a powerful expressive impact. Like the flmmaker Wim Wenders, Giovanna believes that black and white images unveil the essence of persons and things, and these ones are the “colors” of the soul. The allusion to the filmmakter is not at random. Giovanna's photographs, “Cristo” and “Cristão”, dialogue intensely with the poetics of the image of the angel and the goddess on the top of the “Victory Column”, in Berlin, in Wenders' film “Faraway, So Close!".

So far and so close. This is also the message the photographs by Giovanna Nucci tell us: Rio de Janeiro and São Paulo, so different, so similar, just like us. Apple from another tree, but it is still an apple. Wine from another barrel, but it still wine. Another singing, but itiis still a singing. Different, but equal.

Enock Sacramento
Curador

Assinatura Giovanna Nucci